sexta-feira, 22 de abril de 2011

MANTIS RELIGIOSA - UM LOUVA-A-DEUS ESPECTACULAR!!!

Mantis religiosa em cima de um teclado

Mantis religiosa alimentando-se de um gafanhoto

Mantis religiosa posicionando-se para ataque

Olá a todos, eu voltei, finalmente... porque é que sempre que eu volto digo "finalmente"? bem, deixem lá, vamos é directos ao assunto em questão - Mantis religiosa - o mais comum Louva-a-Deus em Portugal.
O Louva-a-Deus Mantis religiosa é um Louva-a-Deus espectacular, é incrível a adaptação deste artrópode ao seu habitat natural, a sua Oteca (camada exterior que protege os seus ovos durante todo o Inverno) faz um trabalho incrível protegendo os pequenos Louva-a-Deus em desenvolvimento contra o clima terrível do Inverno e dos predadores naturais destes animais.
Uma adaptação menos boa nestes animais é que são canibais, comem-se uns aos outros, o que por vezes não é o melhor numa espécie que leva algum tempo a adaptar-se e que não vive durante muito tempo, o canibalismo nestes animais não ajuda muito a espécie, apesar de haverem todos os anos milhares de Louva-a-Deus em todo o país e não só.
A cor nestes Louva-a-Deus varia conforme o ambiente que os rodeia, se viverem numa zona verde, com ervas e plantas por todo o lado então o mais certo é o Louva-a-Deus ser um verde forte, mais comum nos meses de Maio e Junho mas, à medida que o calor vai aumentando, as plantas vão secando e a cor os Louva-a-Deus muda para uma tonalidade acastanhada ou mantêm-se assim desde nascença se nascer num ambiente mais seco.
Estes Louva-a-Deus (como a maioria) têm uns picos ao longo das suas patas dianteiras, que ajudam a prender a presa, uma enorme variedade de presas, desde pequenas formigas até enormes artrópodes, tal como Tarântulas-Europeias mas, também têm uma enorme variedade de predadores, de Osgas a Morcegos.
Há muitas coisas a dizer sobre estes animais, muitas mesmo, por isso, aqui ficaram algumas.
Bye!

P.S.: Os Louva-a-Deus que estavam desde Outubro dentro da Oteca, saíram há 3 dias! :D

Nenhum comentário: