sábado, 2 de abril de 2011

COMO DISTINGUIR UMA LAGARTIXA FÊMEA DE UMA MACHO!!!

Podarcis hispanica fêmea e macho
Podarcis hispanica fêmea e macho

Podarcis hispanica

Olá a todos novamente, hoje venho dizer-vos como distinguir uma Lagartixa macho de uma fêmea.
Ok, apesar de para muita gente todas as Lagartixas parecerem iguais (isto ao ponto de as confundirem com Osgas) não são, apresentando um dimorfismo sexual perfeitamente identificável.
Se vocês olharem para as duas primeiras fotos (tiradas por mim) aposto que conseguem ver uma pequena diferença e, não, não estou a referir-me ao tamanho, estou a referir-me à coloração. Apesar dos machos desta espécie atingirem tamanhos superiores às fêmeas, nas minhas fotos é o contrário, a fêmea é maior que o macho. Se vocês repararem, observam logo uma característica inconfundível dos machos desta espécie... têm muitas pintas pretas pelo dorso e cauda. Agora, observem a fêmea, apesar de também apresentar pintas, estas são claramente menos visíveis, tendo até uma tonalidade verde acastanhado um pouco diferente do macho.
Os machos apresentam esse tipo de pintas para libertarem um cheiro que só as fêmeas das mesma espécie conseguem sentir, atraindo-as assim para acasalar.
Eu sei que as fotos que eu tirei estão um pouco escuras e não editadas, mas já foram tiradas há algum tempo, só pus aqui para vocês perceberem melhor as diferenças (mesmo sabendo que não é nem de perto a melhor foto para o fazerem).
Espero que tenham ficado esclarecidos em relação a este assunto.
Bye!

6 comentários:

Anônimo disse...

http://wwwasnoticiasemgeral.blogspot.com/ Olhem meu blogger ai

Anônimo disse...

Eu achei que iria ensinar sobre o tipo mais comum.

Unknown disse...

Somos 2 eu queria saber sobre as que ficam dentro de casa conhecidas como taruíra ;-;

Funny Man disse...

Bom, se estiverem brigando certeza q são dois machos, pq machos brigam.

Funny Man disse...

Lagartixas machos são a mesma coisa q cobra macho, eles escondem o pênis na calda, só fazer pressão pra o pênis sair pra fora, se sair é pq é macho, se não sair nada é pq é fêmea kkkkkk

Funny Man disse...

Lagartixas machos são a mesma coisa q cobra macho, eles escondem o pênis na calda, só fazer pressão pra o pênis sair pra fora, se sair é pq é macho, se não sair nada é pq é fêmea kkkkkk