sexta-feira, 17 de outubro de 2008

PISAURA MIRABILIS!

Olá, olá, olá!
É verdade, eu hoje apanhei uma aranha Pisaura Mirabilis(este é o seu nome cientifico, pois eu não sei o nome comum) e posso para já dizer que é um macho e é grande!
Para já eu posso dizer-vos como se distingue aranhas machos de fêmeas, e para isso, basta olhar para os seus pedipalpos e se tiverem uma espécie de arredondamento escuro na ponta é macho, e se tiver os pedipalpos relativamente pequenos é fêmea(os pedipalpos são os órgãos sexuais dos machos e estão situados ao lado das quelíceteras).
Estou agora a tentar arranjar uma caixa transparente e grande para a minha nova aranha.
Já agora também se distingue os machos se estiverem quase sempre a mexer os pedipalpos para cima e para baixo.
Estas aranhas tem mais ou menos 5 ou 6 cm, apesar de algumas até ultrapassarem os 8 cm!
Vivem debaixo de folhas secas e caçam tudo o que virem a mexer-se!
Também são confundidas muitas vezes com as aranhas teia de funil, por fazerem uma teia igual!
A picada de uma destas aranhas dói muito e a dor é muito intensa, mas raramente se sente algo grave dentro do corpo a não ser a dor da picada!
Também é uma aranha muito rápida e a sua postura normal é esticar as quatro patas dianteiras e ficar assim até sentir algo!
São também umas aranhas muito sensiveis, pois sentem qualquer pequena ventania muito melhor que nós

Nenhum comentário: