segunda-feira, 17 de março de 2008

AS ARANHAS

AS ARANHAS

O Veneno


O veneno da aranha contém proteínas, polipeptídeos e aminas. Algumas dessas substâncias são capazes de interromper a comunicação entre o sistema nervoso e os músculos, causando paralisia em suas presas. Outras, podem causar morte das células, levando a necrose. Depois que a presa está morta, a aranha injeta enzimas de sua boca dentro do corpo da vítima, provocando a dissolução do seu conteúdo, que será em seguida sorvido pela aranha. A letalidade do veneno difere entre os animais. O veneno de uma aranha "viúva negra" tem uma LD50 de 0,9 mg por kg, para o camundongo. Ou seja, 0,013 mg de veneno é bastante para matar um camundongo. Mas são necessários 2mg para matar um sapo. Assim, a letalidade varia para cada animal. Não se conhece a dose letal para os humanos. Normalmente se exagera muito a toxicidade do veneno das aranhas para o homem, mas sabe-se que ele pode causar distúrbios ao sistema nervoso, perturbações no ritmo cardíaco, cãimbras, tremores, vertigem, além de dor, podendo ser fatal apenas para crianças e pessoas de fraca constituição.

__________________________________________________________________________

Os Tipos de Aranhas


A Armadeira (Phoneutria) é responsável pelo maior número de acidentes no Brasil, pois é muito agressiva, não faz teia e gosta de se abrigar em moitas de bananeira, cana, jardins e dentro de casas e paióis. O sintoma principal de sua picada é a dor, o tratamento pode requerer uso de soro antiaracnídeo e pessoas agredidas devem ser encaminhadas imediatamente para o Pronto Socorro . Cor marrom acinzentada com manchas claras formando pares no dorso do abdome. O animal adulto mede 3 centímetros de corpo e até 15 centímetros de envergadura de pernas. Não faz teias. Habita terrenos baldios, escondendo-se, durante o dia, em fendas, sob casca de árvores e até dentro de residências (principalmente em roupas e calçados). É extremamente agressiva. Após a picada, ocorre dor intensa e imediata no local e, em casos mais graves, suor e vômitos.

A Aranha Marrom (Loxosceles) é pouco agressiva, tem hábitos diurnos se abriga em pilhas de tijolos, entulhos, barrancos e dentro das casas. Na hora da picada não existe dor, que geralmente vai aparecer de 12 a 24 horas depois acompanhada de inchaço, mal-estar geral, náuseas e às vezes febre. Em casos graves a urina fica escura como coca-cola. O tratamento pode requerer soroterapia em ambiente hospitalar. Cor marrom, abdome em forma de caroço de azeitona, mede aproximadamente 1 centímetro de corpo e 3 centímetros de envergadura de pernas. Vive sobre cascas de árvores, nas residências, atrás de móveis, nos sotãos e garagens. Não é agressiva. Dor pouco intensa no momento da picada, mas, entre 12 a 24 horas após, ocorrem, no local da picada, bolhas e escurecimento da pele (necrose). Também pode ocorrer escurecimento da urina, febre, vermelhidão e coceira na pele.

A Tarântula ou Aranha de jardim, é pouco agressiva e tem hábitos diurnos. São encontradas em beiras de barrancos, gramados e residências. Geralmente não existem sintomas quando agride podendo haver pequena dor local. Cor marrom acinzentada, apresentando um desenho em forma de seta no abdome. O animal adulto mede de 2 a 3 centímetros de corpo e 5 a 6 centímetros de envergadura de pernas. Habita campos e gramados e não é agressiva. No local da picada, pode ocorrer leve descamação da pele.


A Caranguejeira é uma aranha que atinge grandes proporções, algumas são muito agressivas, seus ferrões são grandes e sua ferroada dói muito. O tratamento quase sempre é à base de analgésicos e às vezes anti-histamínicos. Cor marrom escuro, coberta de pêlos, podendo atingir até 25 centímetros de comprimento com as patas estendidas. Dificilmente pica. O que ocorre com maior freqüência é uma reação alérgica pela ação irritante dos pêlos do seu abdome, que se desprendem quando o animal se sente ameaçado.

Viúva negra: Aranha de cor avermelhada com desenho em forma de ampulheta no ventre. Mede aproximadamente 1.5 cm de corpo e 3.0 cm de envergadura de pernas. Vive em residências rurais e em plantações. É muito ativa durante o dia. Não é agressiva. Causa muita dor no local da picada, que se irradia imediatamente. Contrações e dores musculares, podendo evoluir para convulsão. Suor, dor abdominal, vômitos, podendo ocasionar até choque


__________________________________________________________________________

Tabela para Facilitar a Identificação
de Aranhas

ESPÉCIE

IMAGEM

DESCRIÇÃO

Armadeira

De dia ficam em lugares escuros, como
touceiras de bananeiras, e saem ao
entardecer, para caçar.

Caranguejeira

Solitárias, vivem em galerias subterrâneas;
não são danosas ao homem e animais.

Aranha-Marron

A fêmea pode alcançar até cerca de 1 cm, tem
pernas finas e longas. Constrói
teia irregular. Tem hábitos noturnos, e
não é agressiva.

Tarântula

Aranha de grande porte, de picada dolorosa e
venenosa, que ocorre na Europa Meridional.

Viúva-Negra

Mede cerca de 1 cm, tem coloração negra, com
uma mancha avermelhada no abdome.
É extremamente venenosa.



Morfologia

A aranha apresenta o corpo dividido em uma parte anterior, o cefalotórax ou prosoma, e uma parte posterior, o abdômen ou opistosoma, ligados por uma estreita haste, o pedúnculo. O conjunto de cabeça e tórax é revestido externamente por uma carapaça quitinosa. As quelíceras constituem o primeiro par de apêndices da cabeça e constituem-se de dois segmentos, um largo e forte, chamado basal, e o terminal, em forma de garra ou ferrão. O ferrão é feito de quitina espessa, geralmente negra, e termina em ponta muito fina. As garras de uma aranha são usadas para segurar, picar e triturar a presa. A maioria das aranhas usa veneno para matar suas presas. Na ponta das garras ficam duas estruturas semelhantes a seringas, ocas e pontiagudas, usadas para picar o corpo da presa e injetar o veneno, que é produzido em glândulas especiais. O segundo par de apêndices da cabeça é formado pelos palpos, que têm aspecto semelhante ao das pernas e são formados pelas seguintes partes: coxa, trocânter, fêmur, patela, tíbia e tarso.

A boca da aranha se situa entre os palpos. Entre a boca e o estômago existe uma estrutura formada de milhares de pêlos finos, que funcionam como um sensível filtro, onde só partículas menores que 1 µm são capazes de capazes de passar. Com isso, a aranha é protegida da entrada de bactérias, vírus e outras formas de vida nocivas a ela. A maioria das aranhas têm 8 olhos. Algumas têm 6, 4 ou 2 olhos, ou mesmo nenhum. Algumas aranhas de caverna são cegas.

O tórax, como a cabeça, também é coberto, na parte dorsal, pela carapaça. Na parte ventral, fica o esterno, que se estende desde o lábio até as coxas dos quarto par de pernas. Nas Caranguejeiras, muitas vezes, se observam 4 pares de manchas sem pêlos, as sigilas. Os 4 pares de pernas apresentam, cada um, as seguintes articulações: coxa, trocânter, fêmur, patela, tíbia, metatarso e tarso com 2 ou 3 garras.

Em muitas Caranguejeiras (Grammostola, Acanthoscurria, Lasiodora, etc.) existem aparelhos estridulantes, ou seja, capazes de emitir som áspero e agudo, situados na face anterior das coxas ou dos trocânteres do primeiro par de pernas, assim como na face posterior das mesmas articulações dos palpos. Em alguns tipos de aranhas que constróem teias, na face superior dos metatarsos há uma ou duas filas de cerdas chamadas calamistro, que funcionam como um pente para a colocação de "certos fios, que se entrelaçam como 'fios de crochet'" (Wolfgang Bücherl, As Aranhas).

Abdômen


O abdômen tem forma ovóide e envoltório quitinoso tão tenro que pode se dilatar -- o que acontece depois de um farto repasto ou para desenvolvimento de ovos -- ou pode se enrugar, como acontece durante um jejum prolongado. O aparelho respiratório das aranhas funciona por meio de pulmões (pulmões foliares) e por traquéias. Existem aranhas que têm apenas pulmões e aranhas que têm apenas traquéias. A maioria tem ambos os tipos.
As aranhas possuem circulação de sangue em seu organismo. É um sangue incolor, chamado hemolinfa, que além de transportar nutrientes, hormônios, oxigênio e células, serve também para elevar a pressão durante a muda (desprendimento da pele velha). O coração situa-se na parte dorsal do abdômen. Os pêlos e setas ocos e inervados, ao longo de toda a superfície do corpo, formam os órgãos do tato. Os pêlos longos e finos, localizados principalmente nos tarsos e metatarsos das pernas e palpos, podem transmitir às aranhas qualquer rajada de vento ou sopro.

As fiandeiras são os órgãos de tecelagem e situam-se no final do abdômen, antes do ânus. Podem ser em número de duas, quatro ou seis. Nos ápices das fiandeiras e em seus declives laterais fica o campo tecedor, sobre os quais localizam-se as fúsulas, tubos quase microscópicos, por onde sai o líquido das glândulas produtoras de seda. Este líquido solidifica-se em contato com o ar, para formar os fios de seda.

2 comentários:

Alexandre disse...

Este foi o artigo sobre aranhas mais completo que já li!

Muito boa esta informação! Obrigado!

Abraço!!!!

Unknown disse...

bah muito bom, mi ajudo no meu trabalho de escola xD.