domingo, 14 de novembro de 2010

PÉGADAS DE DINOSSAUROS NO CABO ESPICHEL

Paisagem do Cabo Espichel

Pistas de Dinossauros

Pegadas de Dinossauros

Pegadas de Dinossauros

Olá a todos novamente, agora vou falar-vos sobre as pegadas de Dinossauros que estão situadas no Cabo Espichel.
O monumento Natural da Pedra da Mua alberga pegadas de Dinossauros Saurópodes e Terópodes do Jurássico Superior, e muitas ainda estão muito bem visíveis.
Conhecem-se 38 pistas de Saurópodes e duas de Terópodes. Numa das camadas há sete pistas paralelas de pequenos Saurópodes que testemunham a passagem se uma manada de herbívoros.
Atrás deste grupo sabe-se que passaram três grandes Saurópodes porque há evidências de que um dos Saurópodes pisou as pegadas dos mais pequenos.
Este é um magnífico exemplo de comportamento gregário nos Saurópodes reconhecido numa jazida europeia e o melhor testemunho conhecido entre animais tão pequenos.
As pegadas de Dinossauros carnívoros bípedes são as típicas marcas com três dedos (tridáctilas) que normalmente nas extremidades são pontiagudas devido às impressões das garras.
Provavelmente estas pegadas de terópodes são deixadas por Dinossauros da família dos Allosaurídeos que, provavelmente, caçavam os Saurópodes.
Aqui fica um pouco de informação sobre as pistas de Dinossauros deixadas há 145 milhões de anos no Monumento Natural da Pedra da Mua no Cabo Espichel.
Bye!

2 comentários:

venomcarnage disse...

Muito bom este post, mas eu gostava que vc pusesse um post sobre os dinos do Brasil, vc põe sempre de Portugal!!!

Luiz Carlos disse...

Moro no oeste do Estado da Paraíba, Brasil região conhecida por Vale dos Dinossauros.
Aqui existem centenas de pegadas de dinossauros saurópodes e terópodes do Cretáceo Inferior em terrenos planos e as vezes elevados.