domingo, 27 de novembro de 2011

COMO CUIDAR DE UMA HOGNA RADIATA!

 Hogna com os filhos recém-nascidos
Hogna com os filhos já crescidos

Olá a todos, há muito tempo que não vinha aqui, agora que finalmente voltei vou falar sobre uma assunto já muito falado aqui no Blog: Hognas!
Como sabem, uma Hogna é uma aranha (também considerada tarântula) de dimensões consideravelmente grandes que existe um pouco por todo o país. É uma aranha que é facilmente vista no Verão e no Outono, principalmente os machos desta espécie que andam por aí a deambular.
Também é uma óptima aranha para ter em casa, desde que se saiba como cuidar dela.
No Verão e inicio de Outono, não é necessário aquecimento e isso tudo, basta deixá-la num terrário de grandes dimensões, pôr água, alimentá-la 1 a 2 vezes por semana com larvas e escaravelhos Tenebrio molitor e é preferivél que o terrário tenha também alguns sítios altos, tipo troncos e ervas, ah, e não se esqueçam de meter esconderijos para ela descansar, especialmente se tiver cheia de filhos, como nas imagens acima.
No Inverno e inicio de Primavera não precisa de ser um terrário tão grande, mas tem de ter aquecimento, nem que seja apenas um candeeiro de secretária a apontar a luz para o terrário, o que vai fazer com que aqueça (entre os 18º e os 25º), não é preciso dar comida tantas vezes, vai-se dando e com muitos abrigos e esconderijos, mas sempre com subidas também. Se a aranha tiver filhos é importante que se faça alguma coisa para as aranhinhas não subirem pelo terrário acima, porque uns meses depois essas aranhinhas vão-se tornar aranhões!
Pronto, é assim que se faz uma bela criação desta espécie de aranha espectacular: Hogna radiata.
Bye!

2 comentários:

Pedro Pinho e Suárez disse...

Olá Henrique!
Gostei muito desta tua dica para criarmos as nossas próprias Hognas. Pessoalmente gosto de criar animais selvagens e depois soltá-los pelos meus terrenos e até mesmo dentro de minha casa (nas áreas exteriores como alpendres ou varandas), desde que os animais sejam autóctones, claro.
Admito que as aranhas são uns artrópodes muito intrigantes para mim, pois ainda não me dediquei ao seu estudo. Sabes se na zona onde eu vivo há aranhas que valha a pena criar? - sou de Vale de Cambra (Arouca).
Aguardo notícias.

Cumprimentos,
Pedro Suárez

Pedro Pinho e Suárez disse...

Olá Henrique!
Estive a ler o teu esclarecimento que publicaste no meu blogue e devo agradecer-te desde já.
Quando chegarem as férias de Natal vou-me dedicar um pouco ao estudo das aranhas.
Já agora aproveito para te perguntar:
ainda no outro dia encontrei uma aranha preta com três pintas amarelas no abdómen, que estava mesmo por debaixo de uma rocha granítica a guardar um grande saco de seda cheio de aranhinhas bebés. Podes tentar dizer-me de que espécie se trata? Agradecido.

Cumprimentos,
Pedro Suárez