segunda-feira, 4 de julho de 2011

COMO ERAM OS DINOSSAUROS E O AMBIENTE QUE OS RODEAVA?

Tyrannosaurus

Saurópodes

Estegossauros

Ceratopsídeos

Olá a todos novamente, como vão indo? Bem? Espero que sim.
Hoje trago um tema em constante mudança, como seriam realmente os Dinossauros e o ambiente que os rodeava?
Bem comecemos por um ponto de muita discussão, o tipo de sangue dos Dinossauros, frio ou quente? Ultimamente com as novas descobertas e novos estudos tem-se vindo a descobrir que eles tinham o sangue que é uma espécie de quente e frio ao mesmo tempo, algo entre as aves e os répteis. Bem, se quiserem aprender mais sobre isso vejam CSI dos Dinossauros no National Geographic.
E agora, será que já foram recriados Dinossauros mesmo realistas, hoje em dia temos os Dinossauros virtuais que se podem revelar extremamente realistas em filmes como Jurassic Park, King Kong e Land of the Lost e, dantes, havia aquelas marionetas ou Dinossauros de Stop Motion... é óbvio que hoje em dia são muito mais realistas.
Outra questão, será que eles eram 100% Répteis, quer dizer, se eles fossem 100% Répteis teriam de ter Sangue frio e pele escamosa, e alguns tinham penas, por isso não poderiam sê-lo 100%, talvez fossem mais ou menos 75 % Répteis.
Outra questão, o que haveria na Atmosfera naquela altura... bem, não se sabe ao certo, mas que era diferente de hoje em dia, isso era.
Por último, os outros animais. Todos sabemos que havia Artrópodes e Mamíferos ao mesmo tempo dos Dinossauros, e que os mamíferos eram muito pequenos, tamanho de ratos mais ou menos. Mas, e os Artrópodes? Provavelmente seriam bastante diferentes dos actuais, seriam de certeza maiores e mais possantes, pois tinham muito espaço verde para se desenvolverem. De certeza que se fossemos ao Jurássico encontraríamos Aranhas com tamanhos que nunca pensámos serem adequados a um ser a que hoje chamamos de pequeno. Posso é garantir que a maior Aranha do Jurássico seria bastante maior da maior Aranha que existe hoje, poderia chegar facilmente aos 30 cm e até ultrapassa-los!
Bem, por agora, é isto, em breve voltarei para postar mais coisas interessantes aqui no Blog.
Bye!

2 comentários:

Anônimo disse...

zico voLta informar por que nao pretende jogar no brasiL.
vande veado de nonoae.








ot noveLista/t5%ai da tuas banda/asia

Pedro Pinho e Suárez disse...

Caro Henrique,
Permite-me que te corrija uma coisita de nada, com todo o respeito, claramente. É que os artrópodes pré-históricos atingiam proporções descomunais, não por causa do espaço das pradarias ou descampados, mas pela quantidade de oxigénio atmosférico. Temos, por exemplo, a artropleura do comprimento de um pequeno carro, na altura do Carbónico, que vivia em grandes florestas serradas, assim como a meganeura, a libélula gigante. Claro que os dinossauros não habitaram no Carbonífero, mas os insectos do período Jurássico, por exemplo, ainda retiveram no seu ADN o código "gigântica". Por outro lado, os insectos começaram a diminuir de tamanho mais ou menos antes do final da dinastia dos dinossauros, e, no entanto, compensaram isso com o seu número, como as formigas, as térmitas, as abelhas, etc.
Olha que isto dava um bom tema.
Espero que corrobores com aquilo que te escrevo ;)

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Suárez