sábado, 24 de agosto de 2013

ARANHAS PRÉ-HISTÓRICAS GIGANTES - VERDADE OU MITO?



Olá pessoal, já há bastante tempo que não vinha aqui.
Está tudo bem com a Kika, já fez molting, vou mudá-la para um terrário muito maior, tem comido de tudo e está bem agressiva, tenho de postar aqui fotos dela. Vou arranjar também novas T's (Tarântulas), uma H. lividum por exemplo, que tem uma cor azul linda.
Bem hoje vim aqui quebrar alguns mitos em relação às Aranhas Pré-Históricas, juntando também alguma especulação ao assunto.
Como toda a gente sabe na Pré-História, mais precisamente no Carbonífero, existiam todo o tipo de Artrópodes gigantescos, desde as Meganeura (Libélulas gigantes) às Centopeias completamente colossais. é de se pensar que as Aranhas naquele tempo seriam seres enormes também, mas tal não está cientificamente comprovado. A suposta maior espécie de Aranha alguma vez descoberta é a Megarachne servinei (já mencionada aqui no Blog várias vezes) mas, acontece que ela nem sequer existe, é na verdade um Eurypterido, uma espécie de "caranguejo ascorpiãozado aquático" colossal.
O maior aracnídeo naquela altura era um Escorpião que atingia por volta de 1 metro ou mais.
Naquele tempo é verdade que havia muito mais oxigénio do que hoje em dia, daí os Artrópodes e todos os outros animais serem muito maiores em comparação aos actuais, por isso é provável que houvessem Aranhas, mais precisamente Tarântulas (embora não exactamente estas mesmas) maiores dos que as de hoje em dia, mas não deveriam passar os 50 cm e já é muito, pois o seu esqueleto não está feito para suportar grandes tamanhos. A maior Tarântula conhecida é a T. blondi, com tamanhos registados de 40 cm embora tal não esteja cientificamente comprovado. Costumam rondar os 25-30 cm e já é muito grande.
É verdade que é conhecida uma espécie antecessora às modernas Aranhas Lobo, é a Arthrolycosa antiqua. Já se pensou que esta Aranha atingia os 20 cm ou perto, mas estudos recentes revelam que não deveria ser muito maior que uma actual Lycosa, ou seja, rondaria os 7-8 cm.
Até já foi descoberta uma antecessora Jurássica às actuais Orb Weavers, Nephila jurassica, mas provavelmente não tinha mais de 10 cm, enquanto que as suas descendentes actuais atingem o dobro, ou seja, 20 cm.
Podemos imaginar que a antecessora da Blondi era maior que ela, o que é verdade provavelmente. E depois há aqueles relatos de Tarântulas tão grandes que arrastavam cães até à densa floresta onde os devoravam por completo mas não vamos entrar por aí, nada disso está cientificamente comprovado, e para a ciência tal é um completo absurdo, mas há várias testemunhas destes monstros que podiam atingir 1 metro e vinte, tudo isto foi claro visto na floresta Amazónica.
Resumindo e concluindo em relação às Aranhas Pré-Históricas há muito mistério e muito mais ainda há por descobrir pois muito pouco se sabe, por isso devemos pois manter a mente aberta e não excluir a hipótese de Aranhas enormes terem realmente aterrorizado a vida a muitos seres Pré-Históricos, nunca se sabe o que o futuro, ou neste caso o passado, nos reserva.