quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

THAUMETOPOEA PITYOCAMPA, A LAGARTA-DO-PINHEIRO!


Olá a todos, já não vinha aqui há uns tempos, mas agora voltei para vos falar das terríveis e invasivas Thaumetopoea pityocampa, mais conhecidas como Lagartas-do-Pinheiro ou Processionárias.
Agora é a altura onde elas começam a aparecer, se forem a um pinhal vão vê-las de certeza, isso é garantido, nem que seja apenas os enormes ninhos no topo dos Pinheiros.
Apesar de haverem imensas larvas desta espécie, poucas sobrevivem até à fase onde se transformam em traças. Mas enquanto larvas, são extremamente invasivas, podendo provocar a morte dos Pinheiros e não só, também há casos de mortes de cães que vão para o pinhal com os donos nesta altura e basta farejarem o chão imundo destas pestes para começarem logo a desenvolver terríveis reacções alérgicas que podem, consequentemente, levar à morte. Quando ameaçadas, lançam os finos pelos brancos nas suas costas em direcção à pele exposta, o que também nos pode afectar gravemente.
Na Europa são consideradas umas das pestes que causam mais danos económicos aos donos de terras que quando vêem um ninho vão, em principio, queimá-lo.
Nos colégios com crianças são frequentes aparecerem estes bichos, provocando muito frequentemente alergias graves ao serem tocadas ou simplesmente por estarem ali por perto.
Quando traças não apresentam qualquer perigo, apenas podem fazer umas irritações, mas elas vão evitar qualquer coisa que se mexa, podendo só contactar connosco nas noites quentes de Verão, atraídas pela luz de uma vela ou de um candeeiro.
Devem começar a transformação em meados de Abril e aí já será mais seguro ir para o pinhal, mas sempre atentos a quaisquer carreiros ou "ninhos por rebentar".