sábado, 30 de abril de 2011

A EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS!!!

Dinossauros em contra-luz

Sofrimento de um Tyrannosaurus

Ceratopsídeo morto

Olho de Tyrannosaurus

Olá a todos novamente, hoje venho falar-vos sobre a Extinção dos Dinossauros, um evento que mudou a história do Planeta Terra.
Há 65 milhões de anos, viviam na Terra muitos animais, entre eles viviam os enormes Dinossauros, Répteis massivos que dominaram o planeta por 170 milhões de anos.
Os Dinossauros eram até então os donos do planeta, principalmente os Dinossauros carnívoros. Nesta altura, o Tyrannosaurus era o rei supremo. Vivia na América do Norte onde acabou por se extinguir, tal como muitos outros animais.
Certo dia, há 65 milhões de anos, um enorme Asteróide colide com a Terra atingido a Península do Lucatão, no México. Imediatamente, milhares de espécies foram carbonizadas, à medida que enorme nuvem de gases ia percorrendo o planeta a 800 km/h.
As espécies que se encontravam mais longe de epicentro da destruição foram morrendo aos poucos.
Seguiram-se Tsunamis colossais, alguns com km de altura que embateram em zonas costeira e foram estendendo-se durante muitos km.
Depois dos Tsunamis e dos Vulcões houveram enormes Sismos, era uma espécie de manifestaçaõ de todas as catástrofes Naturais ao mesmo tempo.
Meses depois chegou uma vaga de frio, tanto frio que aniquilou por completo os Dinossauros, animais de sangue frio. Apesar de haver muitos mais Répteis naquela altura, os mais pequenos conseguiram sobreviver por terem imensos sítios para se abrigarem.
Depois de tudo isto, extinguiram-se 75% das espécies da Planeta mas, esta não foi a maior extinção de sempre, houve uma extinção (passagem do Pérmico para o Triássico) que aniquilou 90% das espécies em todo o Planeta, foi devastador.
Só 7 milhões de anos depois o Planeta recuperou totalmente da extinção dos Dinossauros, começando por dando aos Mamíferos uma oportunidade de dominarem o Planeta pela primeira vez.
Se o Asteróide tivesse chegado 20 minutos mais tarde vocês não estariam de certeza a ver esta Postagem aliás, nem existiriam, em vez disso, os Dinossauros continuariam a dominar a Terra não dando hipótese aos pequenos mamíferos. Haveria Dinossauros muito mais inteligentes, teriam evoluído tanto que poderia haver dinossauros tão inteligentes como alguns mamíferos actuais.
Se esta extinção foi boa para o planeta? Eu diria que não, perfiria que os Dinossauros continuassem cá por muitos mais milhões de anos, mas o facto é que aconteceu e não há nada que possamos fazer... pelo menos por agora.
Sem mais nada a acrescentar:
Bye!


sexta-feira, 29 de abril de 2011

ARTRÓPODES PRÉ-HISTÓRICOS - PARTE I

Aranhas Pré-Históricas

Artrópodes Gigantes

Olá a todos, voltei para vos falar sobre Artrópodes Pré-Históricos.
Porque é que dantes os Artrópodes eram enormes, tamanhos incrivelmente gigantes. Porque a Atmosfera Pré-Histórica era composta com altos níveis de Oxigénio, o que tornava os Insectos e Aracnídeos enormes.
No Carbonífero havia Aranhas que tinham tamanhos exagerados, podiam ir até 1 metro ou até mais, porque é um assunto sobre o qual não se sabe muito.
No Jurássico nasceram as verdadeiras Aranhas, Aranhas como as de hoje em dia só que continuavam a ser grandes, por exemplo, a Nephila jurassica que era uma Aranha praticamente igual às Nephila de hoje, só apenas um pouco maior.
Não se sabe muito sobre estes bichos gigantes, apenas se sabe que existiram.
No futuro os artrópodes não vão ficar muito maiores, provavelmente vão só diminuir, tornando-se ainda mais fácil de acontecer invasões destes animais.
Aproveito também para falar de uma recente descoberta, uma Escorpião colossal, com 2,5 metros e uma pinça de 50 cm, seria de certeza o predador de topo do seu tempo, ainda não bem determinado, mas mais provável de ser o Carbonífero.
Acho que já não tenho mais nada para dizer... há já agora visitem a minha página do DeviantART: http//henrikossauros.deviantart.com/
Bye!

terça-feira, 26 de abril de 2011

O ASPECTO DO SPINOSAURUS!!!

Spinosaurus?

Spinosaurus?

Olá a todos novamente, hoje venho aqui falar sobre o Dinossauros Terópode Spinosaurus, principalmente como ele poderia ser em vida.
Não existe actualmente nenhum fóssil deste Dinossauro, o único fóssil foi destruído na 2ª Guerra Mundial.
O Spinosaurus foi um gigante e poderoso e de aspecto medonho... será? Será mesmo que este Dinossauro tinha um aspecto medonho e era assim mesmo possante? Será que em vez de Terópode, este Dinossauro era Quadrúpede? Actualmente não existem as respostas concretas a estas perguntas.
O tamanho também é outro problema, poderia ter 15 metros, que é o tamanho considerado correcto nos dias de hoje, já foi estimado que este Dinossauro poderia ter perto de 20 metros!
Outro aspecto deste Dinossauro é a sua grande "vela" no seu dorso, que tamanho concreto poderia ter? Estima-se que tenha o tamanho de um ser Humano ou até pode ser maior mas, o certo é que provavelmente nunca saberemos ao certo.
Muitos cientistas afirmam que este Dinossauro comeria principalmente Peixe, não só devido ao seu estreito crânio, como também porque tem enormes garras, garras massivas, parecidas às de um Dinossauro piscívoro chamado Baryonix.
Apesar de no filme "Jurassic Park III" o Spinosaurus matar o Tyrannosaurus, na realidade (mesmo apesar de uma luta entre os dois ser impossível devido a viverem em lugares muito afastados um do outro) o Tyrannosaurus teria aniquilado o Spinosaurus com uma dentada no pescoço, mais do que suficiente para lhe partir o pecoço e mata-lo.
Apenas uma viagem ao passado revelará os segredos do Spinosaurus, algo, para já, completamente impossível.
Bye!

domingo, 24 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA!!!


Dilophosaurus com Ovos da Páscoa

Olá a todos novamente, venho só desejar uma Feliz Páscoa a todos!
Bye!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

MANTIS RELIGIOSA - UM LOUVA-A-DEUS ESPECTACULAR!!!

Mantis religiosa em cima de um teclado

Mantis religiosa alimentando-se de um gafanhoto

Mantis religiosa posicionando-se para ataque

Olá a todos, eu voltei, finalmente... porque é que sempre que eu volto digo "finalmente"? bem, deixem lá, vamos é directos ao assunto em questão - Mantis religiosa - o mais comum Louva-a-Deus em Portugal.
O Louva-a-Deus Mantis religiosa é um Louva-a-Deus espectacular, é incrível a adaptação deste artrópode ao seu habitat natural, a sua Oteca (camada exterior que protege os seus ovos durante todo o Inverno) faz um trabalho incrível protegendo os pequenos Louva-a-Deus em desenvolvimento contra o clima terrível do Inverno e dos predadores naturais destes animais.
Uma adaptação menos boa nestes animais é que são canibais, comem-se uns aos outros, o que por vezes não é o melhor numa espécie que leva algum tempo a adaptar-se e que não vive durante muito tempo, o canibalismo nestes animais não ajuda muito a espécie, apesar de haverem todos os anos milhares de Louva-a-Deus em todo o país e não só.
A cor nestes Louva-a-Deus varia conforme o ambiente que os rodeia, se viverem numa zona verde, com ervas e plantas por todo o lado então o mais certo é o Louva-a-Deus ser um verde forte, mais comum nos meses de Maio e Junho mas, à medida que o calor vai aumentando, as plantas vão secando e a cor os Louva-a-Deus muda para uma tonalidade acastanhada ou mantêm-se assim desde nascença se nascer num ambiente mais seco.
Estes Louva-a-Deus (como a maioria) têm uns picos ao longo das suas patas dianteiras, que ajudam a prender a presa, uma enorme variedade de presas, desde pequenas formigas até enormes artrópodes, tal como Tarântulas-Europeias mas, também têm uma enorme variedade de predadores, de Osgas a Morcegos.
Há muitas coisas a dizer sobre estes animais, muitas mesmo, por isso, aqui ficaram algumas.
Bye!

P.S.: Os Louva-a-Deus que estavam desde Outubro dentro da Oteca, saíram há 3 dias! :D

sábado, 2 de abril de 2011

COMO DISTINGUIR UMA LAGARTIXA FÊMEA DE UMA MACHO!!!

Podarcis hispanica fêmea e macho
Podarcis hispanica fêmea e macho

Podarcis hispanica

Olá a todos novamente, hoje venho dizer-vos como distinguir uma Lagartixa macho de uma fêmea.
Ok, apesar de para muita gente todas as Lagartixas parecerem iguais (isto ao ponto de as confundirem com Osgas) não são, apresentando um dimorfismo sexual perfeitamente identificável.
Se vocês olharem para as duas primeiras fotos (tiradas por mim) aposto que conseguem ver uma pequena diferença e, não, não estou a referir-me ao tamanho, estou a referir-me à coloração. Apesar dos machos desta espécie atingirem tamanhos superiores às fêmeas, nas minhas fotos é o contrário, a fêmea é maior que o macho. Se vocês repararem, observam logo uma característica inconfundível dos machos desta espécie... têm muitas pintas pretas pelo dorso e cauda. Agora, observem a fêmea, apesar de também apresentar pintas, estas são claramente menos visíveis, tendo até uma tonalidade verde acastanhado um pouco diferente do macho.
Os machos apresentam esse tipo de pintas para libertarem um cheiro que só as fêmeas das mesma espécie conseguem sentir, atraindo-as assim para acasalar.
Eu sei que as fotos que eu tirei estão um pouco escuras e não editadas, mas já foram tiradas há algum tempo, só pus aqui para vocês perceberem melhor as diferenças (mesmo sabendo que não é nem de perto a melhor foto para o fazerem).
Espero que tenham ficado esclarecidos em relação a este assunto.
Bye!