domingo, 30 de março de 2008

ARANHA VENENOSA EM PORTUGAL




ATENÇÃO: IMPORTANTE_ALERTA -ARANHA VENENOSA em Portugal

Por favor leiam.

IMPORTANTE "Peço desculpa, as imagens são fortes e horrorosas!!! Mas

vejam,

não é brincadeira!!!!

Junto anexo informação, enviada pela net, para vosso conhecimento sobre

uma

espécie de aranha que existe em Portugal. Eu fui picado em Monte Gordo

este

Verão. Estas aranhas não andam por aí às centenas, mas ultimamente tem

acontecido alguns casos e é bom saber como agir na eventualidade remota de

tal acontecer. É necessrio, mesmo, ir logo ao médico e exigir um

antibiótico para infecção de pele.

A aranha armadeira é uma espécie bastante agressiva. São aranhas que medem

cerca de 3,5cm de comprimento com pernas que podem medir at 5 cm.

A sua actividade maior é ao entardecer e à noite. Esta espécie não tece

teia e é encontrada nas árvores, principalmente bananeiras e folhagens.

É comum ser encontrada no interior das residências. A picada resulta numa

dor violenta no local, que se irradia pela região atingida. A vítima

apresenta tonturas, queda de pressão, vómito, sua muito e pode ter

espasmos. Caso ocorra picada por esta espécie de aranha, a vítima deve

procurar um hospital para aplicação de soro antiaracnídico e aplicação de

anestésico em volta da picada.

Julga-se que possa ter entrado no país juntamente com a importação de

bananas, uma vez que esta aranha habita e coloca ovos nas bananeiras.

Nesta época do ano, este tipo de aranha é muito comum aparecer em sua

casa,

empresas, etc..Conhecida como aranha armadeira, é venenosa e, a sua picada

causa muita dor, luxação, e, se não tratar rapidamente, pode causar lesões

sérias na região afectada, podendo até perder o membro afectado.

Ela gosta de ambientes quentes e secos.Quando se sente ameaçada ataca a

vítima, chegando a pular até 1 m de distância.

Portanto caso veja uma destas aranhas, CUIDADO, não se trata apenas de uma



aranha de jardim. Em caso de acidente, imobilize o membro afectado,

dirija-se ao hospital o mais rápido e, se possível, capture a aranha

(morta

ou viva), e leve consigo.

Em anexo seguem fotos de um acidente com aranha. São imagens um tanto

fortes, mas espero que este e-mail sirva como um alerta, avisando todos

principalmente as crianças para que sacudam as roupas e os sapatos antes

de

se vestirem...

sexta-feira, 28 de março de 2008

AS MINHAS ARANHAS-LOBO PARTE 2


Olá pessoal, voltei. Hoje venho falar-vos das minhas aranhas lobo parte dois. Elas estão optimas e além disso hoje dei-lhes uma nova casa e uma fêmea e um macho já acasalaram. Foi pena é que o macho foi comido pela fêmea, e era o único macho. Mas na segunda-feira eu vou trazer mais machos.

Para terminar venho só dizer-vos que amanhã vou a Vendas-Novas, o que é fantástico porque assim apanho mais aranhas sem serem das lobo.

Em breve voltarei, até lá adeus.



PS: eu tenho MSN e se me quiserem adicionar é henrikossauros@hotmail.com!!

sábado, 22 de março de 2008

henrikospider

IRON MAN O FILME



Olá pessoal, voltei. Hoje venho falar-vos do Iron Man (homem de ferro). Tony Stark pediu a um militar para ele lhe tirar uma foto. No momento em que o militar lhe tirou uma foto explodiu uma bomba. Tony Stark escapou à explosão, mas os outros militares pensaram que Tony Stark é que tinha lançado aquela bomba. Os militares prenderam-no numa cela e mandaram-lhe construir um míssil. Dias depois, Tony Stark construiu um fato de ferro muito resistente e escapou daquela cela. Este fato dele ainda não era o verdadeiro fato. Passaram-se dias e ele construiu outro fato mais sofisticado e pintou de vermelho e amarelo.

Se quiserem saber mais coisas sobre o Iron Man têm de esperar pelo filme.
Em breve voltarei com mais notícias, por isso adeus.

terça-feira, 18 de março de 2008

DINOSSÁURIOS ENCONTRO DE GIGANTES




Olá pessoal, voltei. Hoje venho falar-vos de como foi ir à exposição dos Dinossáurios encontro de gigantes no Freeport. Esta exposição é espectacular, porque explica muita coisa acerca do mundo dos Dinossauros. Os Dinossauros que estão lá são: o Barionix, dois T-Rex, o Triceratops (com dois filhos), três Oviraptors e um ankilosaurus. Depois havia mais em esqueleto como por exemplo um Hadrosaurus talvez um Iguanodon.

Eu espero que quem lá for que adore tanto como eu.
Em breve voltarei com mais notícias sobre esta exposição, até lá adeus.

segunda-feira, 17 de março de 2008

AS ARANHAS

AS ARANHAS

O Veneno


O veneno da aranha contém proteínas, polipeptídeos e aminas. Algumas dessas substâncias são capazes de interromper a comunicação entre o sistema nervoso e os músculos, causando paralisia em suas presas. Outras, podem causar morte das células, levando a necrose. Depois que a presa está morta, a aranha injeta enzimas de sua boca dentro do corpo da vítima, provocando a dissolução do seu conteúdo, que será em seguida sorvido pela aranha. A letalidade do veneno difere entre os animais. O veneno de uma aranha "viúva negra" tem uma LD50 de 0,9 mg por kg, para o camundongo. Ou seja, 0,013 mg de veneno é bastante para matar um camundongo. Mas são necessários 2mg para matar um sapo. Assim, a letalidade varia para cada animal. Não se conhece a dose letal para os humanos. Normalmente se exagera muito a toxicidade do veneno das aranhas para o homem, mas sabe-se que ele pode causar distúrbios ao sistema nervoso, perturbações no ritmo cardíaco, cãimbras, tremores, vertigem, além de dor, podendo ser fatal apenas para crianças e pessoas de fraca constituição.

__________________________________________________________________________

Os Tipos de Aranhas


A Armadeira (Phoneutria) é responsável pelo maior número de acidentes no Brasil, pois é muito agressiva, não faz teia e gosta de se abrigar em moitas de bananeira, cana, jardins e dentro de casas e paióis. O sintoma principal de sua picada é a dor, o tratamento pode requerer uso de soro antiaracnídeo e pessoas agredidas devem ser encaminhadas imediatamente para o Pronto Socorro . Cor marrom acinzentada com manchas claras formando pares no dorso do abdome. O animal adulto mede 3 centímetros de corpo e até 15 centímetros de envergadura de pernas. Não faz teias. Habita terrenos baldios, escondendo-se, durante o dia, em fendas, sob casca de árvores e até dentro de residências (principalmente em roupas e calçados). É extremamente agressiva. Após a picada, ocorre dor intensa e imediata no local e, em casos mais graves, suor e vômitos.

A Aranha Marrom (Loxosceles) é pouco agressiva, tem hábitos diurnos se abriga em pilhas de tijolos, entulhos, barrancos e dentro das casas. Na hora da picada não existe dor, que geralmente vai aparecer de 12 a 24 horas depois acompanhada de inchaço, mal-estar geral, náuseas e às vezes febre. Em casos graves a urina fica escura como coca-cola. O tratamento pode requerer soroterapia em ambiente hospitalar. Cor marrom, abdome em forma de caroço de azeitona, mede aproximadamente 1 centímetro de corpo e 3 centímetros de envergadura de pernas. Vive sobre cascas de árvores, nas residências, atrás de móveis, nos sotãos e garagens. Não é agressiva. Dor pouco intensa no momento da picada, mas, entre 12 a 24 horas após, ocorrem, no local da picada, bolhas e escurecimento da pele (necrose). Também pode ocorrer escurecimento da urina, febre, vermelhidão e coceira na pele.

A Tarântula ou Aranha de jardim, é pouco agressiva e tem hábitos diurnos. São encontradas em beiras de barrancos, gramados e residências. Geralmente não existem sintomas quando agride podendo haver pequena dor local. Cor marrom acinzentada, apresentando um desenho em forma de seta no abdome. O animal adulto mede de 2 a 3 centímetros de corpo e 5 a 6 centímetros de envergadura de pernas. Habita campos e gramados e não é agressiva. No local da picada, pode ocorrer leve descamação da pele.


A Caranguejeira é uma aranha que atinge grandes proporções, algumas são muito agressivas, seus ferrões são grandes e sua ferroada dói muito. O tratamento quase sempre é à base de analgésicos e às vezes anti-histamínicos. Cor marrom escuro, coberta de pêlos, podendo atingir até 25 centímetros de comprimento com as patas estendidas. Dificilmente pica. O que ocorre com maior freqüência é uma reação alérgica pela ação irritante dos pêlos do seu abdome, que se desprendem quando o animal se sente ameaçado.

Viúva negra: Aranha de cor avermelhada com desenho em forma de ampulheta no ventre. Mede aproximadamente 1.5 cm de corpo e 3.0 cm de envergadura de pernas. Vive em residências rurais e em plantações. É muito ativa durante o dia. Não é agressiva. Causa muita dor no local da picada, que se irradia imediatamente. Contrações e dores musculares, podendo evoluir para convulsão. Suor, dor abdominal, vômitos, podendo ocasionar até choque


__________________________________________________________________________

Tabela para Facilitar a Identificação
de Aranhas

ESPÉCIE

IMAGEM

DESCRIÇÃO

Armadeira

De dia ficam em lugares escuros, como
touceiras de bananeiras, e saem ao
entardecer, para caçar.

Caranguejeira

Solitárias, vivem em galerias subterrâneas;
não são danosas ao homem e animais.

Aranha-Marron

A fêmea pode alcançar até cerca de 1 cm, tem
pernas finas e longas. Constrói
teia irregular. Tem hábitos noturnos, e
não é agressiva.

Tarântula

Aranha de grande porte, de picada dolorosa e
venenosa, que ocorre na Europa Meridional.

Viúva-Negra

Mede cerca de 1 cm, tem coloração negra, com
uma mancha avermelhada no abdome.
É extremamente venenosa.



Morfologia

A aranha apresenta o corpo dividido em uma parte anterior, o cefalotórax ou prosoma, e uma parte posterior, o abdômen ou opistosoma, ligados por uma estreita haste, o pedúnculo. O conjunto de cabeça e tórax é revestido externamente por uma carapaça quitinosa. As quelíceras constituem o primeiro par de apêndices da cabeça e constituem-se de dois segmentos, um largo e forte, chamado basal, e o terminal, em forma de garra ou ferrão. O ferrão é feito de quitina espessa, geralmente negra, e termina em ponta muito fina. As garras de uma aranha são usadas para segurar, picar e triturar a presa. A maioria das aranhas usa veneno para matar suas presas. Na ponta das garras ficam duas estruturas semelhantes a seringas, ocas e pontiagudas, usadas para picar o corpo da presa e injetar o veneno, que é produzido em glândulas especiais. O segundo par de apêndices da cabeça é formado pelos palpos, que têm aspecto semelhante ao das pernas e são formados pelas seguintes partes: coxa, trocânter, fêmur, patela, tíbia e tarso.

A boca da aranha se situa entre os palpos. Entre a boca e o estômago existe uma estrutura formada de milhares de pêlos finos, que funcionam como um sensível filtro, onde só partículas menores que 1 µm são capazes de capazes de passar. Com isso, a aranha é protegida da entrada de bactérias, vírus e outras formas de vida nocivas a ela. A maioria das aranhas têm 8 olhos. Algumas têm 6, 4 ou 2 olhos, ou mesmo nenhum. Algumas aranhas de caverna são cegas.

O tórax, como a cabeça, também é coberto, na parte dorsal, pela carapaça. Na parte ventral, fica o esterno, que se estende desde o lábio até as coxas dos quarto par de pernas. Nas Caranguejeiras, muitas vezes, se observam 4 pares de manchas sem pêlos, as sigilas. Os 4 pares de pernas apresentam, cada um, as seguintes articulações: coxa, trocânter, fêmur, patela, tíbia, metatarso e tarso com 2 ou 3 garras.

Em muitas Caranguejeiras (Grammostola, Acanthoscurria, Lasiodora, etc.) existem aparelhos estridulantes, ou seja, capazes de emitir som áspero e agudo, situados na face anterior das coxas ou dos trocânteres do primeiro par de pernas, assim como na face posterior das mesmas articulações dos palpos. Em alguns tipos de aranhas que constróem teias, na face superior dos metatarsos há uma ou duas filas de cerdas chamadas calamistro, que funcionam como um pente para a colocação de "certos fios, que se entrelaçam como 'fios de crochet'" (Wolfgang Bücherl, As Aranhas).

Abdômen


O abdômen tem forma ovóide e envoltório quitinoso tão tenro que pode se dilatar -- o que acontece depois de um farto repasto ou para desenvolvimento de ovos -- ou pode se enrugar, como acontece durante um jejum prolongado. O aparelho respiratório das aranhas funciona por meio de pulmões (pulmões foliares) e por traquéias. Existem aranhas que têm apenas pulmões e aranhas que têm apenas traquéias. A maioria tem ambos os tipos.
As aranhas possuem circulação de sangue em seu organismo. É um sangue incolor, chamado hemolinfa, que além de transportar nutrientes, hormônios, oxigênio e células, serve também para elevar a pressão durante a muda (desprendimento da pele velha). O coração situa-se na parte dorsal do abdômen. Os pêlos e setas ocos e inervados, ao longo de toda a superfície do corpo, formam os órgãos do tato. Os pêlos longos e finos, localizados principalmente nos tarsos e metatarsos das pernas e palpos, podem transmitir às aranhas qualquer rajada de vento ou sopro.

As fiandeiras são os órgãos de tecelagem e situam-se no final do abdômen, antes do ânus. Podem ser em número de duas, quatro ou seis. Nos ápices das fiandeiras e em seus declives laterais fica o campo tecedor, sobre os quais localizam-se as fúsulas, tubos quase microscópicos, por onde sai o líquido das glândulas produtoras de seda. Este líquido solidifica-se em contato com o ar, para formar os fios de seda.

domingo, 16 de março de 2008

ARANHA MARROM

ARANHA MARROM



A aranha marrom constrói uma teia irregular e se esconde sob telhas, pilhas de tijolos, sob quadros, dentro de roupas deixadas penduradas atrás de portas e dentro de sapatos.

No ato da picada quase não se sente dor, no entanto, após 12 a 24 horas o local atingido apresenta inchaço e dor, como se fosse dor de queimadura. A vítima então apresenta mal estar e náuseas. Algum tempo depois, o local atingido pode apresentar-se com necrose.
Sim, isso mesmo, se uma belezinha dessas picar seu braço, por exemplo, seu braço vai literalmente morrer e cair.

Principais regiões predominantes: Regiões Sul e Sudeste.

sábado, 15 de março de 2008

AS MINHAS ARANHAS-LOBO PARTE 1!!


Olá pessoal, voltei mais uma vez. Hoje venho falar-vos das minhas Aranhas-Lobo. Desta vez também venho dizer-vos que tenho 4 Aranhas-Lobo fêmeas e 1 macho. Uma das Aranhas-Lobo que eu apanhei está prestes a pôr ovos, tal como na imagem de cima. Esta noite que passou, uma das minhas Aranhas-Lobo mudou a pele (o que quer dizer que tirou o seu velho revestimento quitinoso). Estas Aranhas não fazem teias em sítios altos.
Depois de nascerem, as crias são transportadas no dorso da sua mãe.
Em breve voltarei com muito mais notícias sobre as minhas Aranhas-Lobo, até lá adeus.

terça-feira, 11 de março de 2008

segunda-feira, 10 de março de 2008

DUAS ARANHAS VENENOSAS E UM DINOSSAURO... VENENOSO!!




Olá pessoal, eu voltei. Hoje venho falar-vos de algumas aranhas venenosas (e também um dinossauro... venenoso!!!!). Começaremos pela Aranha Viúva-Negra. Esta aranha vive na Austrália e na América do Norte. Ela constrói teias grandes e tem sempre muitos filhos.
Depois do acasalamento, ela come o macho como uma refeição normal. Esta aranha mata pessoas e insectos. Para acabar venho dizer que esta aranha mata mais de 2000 pessoas por ano. A Aranha-Armadeira vive no Brasil. Não costuma construir teia. Também tem muitos filhos, para aí uns 600. Depois do acasalamento esta aranha também come o macho, tal e qual como come um insecto. Também mata pessoas. Esta aranha até esta no Guiness 2007, a dizer que bastam 3 miligramas de veneno para matar um rato gordo. E agora é a vez do dinossauro. é um bocado estranho haver um dinossauro com veneno (para vocês, porque eu estou habituadíssimo a ouvir falar deste dinossauro). O nome dele é Dilofossauro, ou Dilophosaurus em nome cientifico. Este dinossauro viveu no jurássico inferior e tinha 6 metros de comprimento. Pensa-se que ele utilizava o veneno para cegar as suas presas ou para afastar os carnívoros grandes como o Allosaurus.

quarta-feira, 5 de março de 2008





Olá pessoal, eu voltei. Hoje venho-vos só mostrar estas 4 imagens do Homem-Aranha 4.
Espero que adorem!!!!!!!!

terça-feira, 4 de março de 2008

T-REX PARTE 4





Olá pessoal, estou de regresso. Hoje vou falar-vos do T-rex parte 4. Hoje o tema é sobre a reprodução deste dinossauro enorme. O T-rex macho era menor que a fêmea, sendo a fêmea quem mandava mais. Nestes casais o macho tinha de caçar para a fêmea mesmo se ele não tivesse com fome. Os cientistas acreditam que o T-rex macho teria cores diferentes do T-rex fêmea.

Depois do acasalamento o macho era obrigado a ir embora, ou então a fêmea comia-o. Se, neste caso, a fêmea não o mandasse embora o T-rex macho comia os ovos, mesmo antes das crias nascerem.

Quando as crias nasciam a fêmea só cuidava delas até atingirem 1 ano de idade.
Apesar disto, era raro de uma ninhada de 12 nascerem 4. As crias mais velhas comiam muitas vezes as mais novas porque era sinal que queriam dizer que eram elas é que mandavam.

Em breve voltarei com o T-rex parte 5 (a ultima parte), até lá adeus.

segunda-feira, 3 de março de 2008

T-REX PARTE 3




Olá pessoal, estou de volta. Hoje vou falar-vos do T-rex parte 3. Este dinossauro é sempre uma grande atracção de cinema para qualquer realizador de filmes de dinossauros como o Steven Spielberg. Hoje o tema é sobre o T-rex no cinema. Este dinossauro já anda à muito tempo no cinema em filmes como "O Mundo Perdido" de 1925 e por exemplo também no filme "King Kong" de 1933. Em 1993, Steven Spielberg fez o primeiro filme do Jurassic Park. Depois, em 1997 ele fez o Jurassic Park: The Lost World. E em 2001 ele criou o Jurassic Park 3, e o 4º filme estreará nos cinema para o próximo ano (2009).

Em breve voltarei com o T-rex parte 4, até lá adeus.